• Como economizar a memória do seu smartphone

    Postado por: BHS na categoria Dicas em e atualizado em 30 de outubro de 2019

    Smartphones fazem parte do nosso dia a dia há algum tempo e praticamente não conseguimos mais viver sem eles. Acesso à web, pesquisas, redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagem instantânea e notícias são algumas das várias utilidades dos mini computadores que carregamos em nossos bolsos diariamente. 

    Com tantas novidades no mercado, funcionalidades e aplicativos, os aparelhos, muitas vezes, acabam ficando sobrecarregados, podem ficar lentos e até apresentar problemas de funcionamento. 

    Separamos nesta matéria algumas dicas para você economizar a memória do seu smartphone e poder tirar o máximo proveito do seu aparelho. Acompanhe:

    Evite baixar apps desnecessários

    Com tanta novidade nas lojas virtuais de aplicativos, acabamos baixando vários programas que não oferecem tanta utilidade assim. É interessante baixar somente aqueles que realmente serão utilizados para não sobrecarregar a memória e deixar o aparelho mais lento no seu funcionamento. 

    Outro grande problema é o download automático de apps em pacote. Quando utilizamos uma operadora, por exemplo, vários apps desenvolvidos por ela são instalados automaticamente no aparelho, mesmo que não seja necessária uma autorização para que isso ocorra.

    É importante que o usuário busque em seu painel de aplicativos estes softwares não utilizados com frequência e os delete para evitar a utilização da memória do aparelho e da banda de dados móveis, que pode estar sendo consumida em segundo plano sem conhecimento.

    Mantenha os apps atualizados

    Os aplicativos de mais utilização devem estar sempre atualizados, aprimorando seu funcionamento e diminuindo as taxas de lentidão. Quando os programas estão com suas versões defasadas, seu funcionamento pode ficar comprometido e gerar demora para executar funções básicas, impedir a abertura e até mesmo reiniciar o aparelho. 

    Não baixe mídias de apps de mensagem

    É comum que muitos usuários deixem o salvamento de imagens, vídeos e áudios no automático nas configurações de apps como Whatsapp e Telegram. Quando isso ocorre, o programa salva automaticamente todas as mídias recebidas na memória do aparelho, sobrecarregando a memória e deixando o funcionamento mais lento. 

    Para interromper essa função, basta buscar as configurações do próprio aplicativo e selecionar a opção que destaca o salvamento automático de mídias no aparelho. 

    Utilize apps das fabricantes para otimizar o espaço

    Os principais sistemas operacionais para smartphones, atualmente, são o IOS, da Apple, e Android, da Google. Ambas as fabricantes já desenvolveram funcionalidades dentro de suas configurações que auxiliam os usuários a realizar limpezas nos aparelhos de forma mais automática.

    Os usuários podem procurar nas próprias configurações do aparelho a funcionalidade de “liberar espaço” e selecionar qual os apps serão removidos ou quais históricos e pastas serão deletados. 

    Utilize armazenamento em nuvem e backups

    A utilização da memória interna dos smartphones ou até mesmo cartões de memória pode criar delays no funcionamento dos aparelhos. Existem, atualmente, diversos aplicativos que permitem o armazenamento em nuvem para arquivos como fotos, vídeos, arquivos de texto etc. 

    A utilização destes apps libera a memória interna do celular e agiliza o funcionamento do aparelho, evitando travamentos e sobrecargas desnecessárias. O Office 365, por exemplo, é um aplicativo similar ao utilizado para computadores, entretanto otimizado para smartphones. Seu funcionamento conta com possibilidade de armazenamento em nuvem dos arquivos, o que auxilia no aumento da eficiência do aparelho e liberando memória interna. 

    É importante que os usuários façam backups em nuvem de seus aparelhos e aplicativos com certa frequência, para evitar perdas de dados valiosos e sobrecarregar a memória do aparelho. Tal funcionalidade pode ser definida de forma automática, descartando a necessidade da solicitação manual em cada programa.

    Limpe os caches de navegação

    Durante a navegação na web os navegadores armazenam informações recorrentes de acesso para agilizar o carregamento de páginas e aplicativos. Após um certo tempo de uso, é comum que o aparelho tenha armazenado mais informações que o necessário e o carregamento das páginas se torne mais lento. 

    Nas próprias configurações dos aparelhos é possível realizar uma limpeza de cache e histórico de navegação, tornando o acesso mais ágil e o funcionamento do celular mais eficiente. 

    Os smartphones estão presentes no nosso cotidiano como uma parte adjacente ao nosso corpo, seja para diversão, informação ou trabalho. Cada vez mais avançados e funcionais, nos permitem realizar cada vez mais tarefas antes somente possíveis no computador. 

    Da mesma forma, é necessário que nossos smartphones estejam sempre funcionais e bem configurados para facilitar ainda mais o nosso dia a dia e tornar os nossos dias mais eficientes. 

    Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça um pouco mais também sobre a conectividade dentro da sua empresa!



    Compartilhe:

    Follow by Email
    Facebook
    Twitter
    LinkedIn

    Autor:

    Artigos Relacionados