• Inclusão e acessibilidade em um ambiente de trabalho moderno

    Postado por: BHS na categoria Ferramentas em e atualizado em 1 de outubro de 2019

    Você diria a 24% das pessoas que visitam seu site ou instalações que você não deseja fazer negócios com elas? Ou que não os contrataria? O número de pessoas com deficiência (PCD) no mundo atualmente é equivalente à população da China. São mais de um bilhão de pessoas que enfrentam algum tipo de dificuldade física.

    Grande parte das deficiências é invisível — cada sociedade percebe de forma distinta os tipos de deficiência, mas as pessoas com necessidades especiais foram, historicamente, colocadas à margem, vivenciando desigualdades diárias.

    Felizmente, esse cenário está mudando. A lei 8.213 de 1991 tornou obrigatória a presença de PCDs no quadro de funcionários de empresas com mais de 100 colaboradores.

    Hoje, enquanto a taxa de desemprego entre pessoas com deficiência ainda é alta, cada dia mais empresas se preocupam em aproveitar os talentos que elas podem trazer e tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e acessível. Mas como?

    Ambiente de trabalho inclusivo: uma tendência mundial

    Quando sua tecnologia reflete a diversidade de todos, não há limites para o que sua organização pode alcançar. É isso que a Microsoft, uma das gigantes de tecnologia do mundo, enxergou lá atrás, quando inaugurou em sua estrutura o cargo de Chief Accessibility Officer, hoje ocupado por Jenny Lay-Flurrie.

    A ideia da empresa é que, ao projetar pensando em cada pessoa, é possível criar coisas que funcionarão de maneira excepcional para pessoas com deficiência, mas terão implicações enormes para todos os outros.

    Um dos exemplos disso é a criação da máquina de escrever. No início de 1800, o nobre italiano Pellegrino Turri inventou a máquina para que sua amiga, a condessa Carolina Fantoni da Fivizzano que era cega pudesse lhe escrever enquanto viajava.

    Hoje, a Microsoft — com mais de um bilhão de clientes com diferentes perspectivas, experiências e habilidades — trilha o mesmo caminho, liderando o mercado para tornar o mundo e o local de trabalho um lugar mais acessível.

    Office 365: inclusão e acessibilidade no trabalho

    A acessibilidade é um conjunto de ferramentas que permite que os indivíduos realizem seu trabalho ou tarefas da vida cotidiana naturalmente, assim como uma pessoa com miopia consegue viver normalmente com um par de óculos.

    Aqui, compartilhamos maneiras práticas de tornar seu local de trabalho mais inclusivo e acessível e explorar como as ferramentas e recursos da Microsoft e do Office 365 permitem que todos se comuniquem, criem e colaborem.

    Verificador de acessibilidade

    Pense no verificador como o equivalente de acessibilidade da verificação ortográfica. Ele detectará um problema como texto de baixo contraste, no qual você tem uma cor de texto em uma cor de fundo que não é legível para alguém, como uma pessoa daltônica, por exemplo. Além de detectar problemas, a ferramenta permite corrigi-los à medida que avança.

    Facilidade de acesso

    Além do trabalho de acessibilidade que a Microsoft está fazendo nos aplicativos do Office, um grande conjunto de melhorias no Windows 10 está em andamento. Anteriormente, as configurações de acessibilidade estavam em lugares diferentes no Windows. 

    A Microsoft os reuniu em uma área chamada “Facilidade de Acesso”. Isso significa que você pode ajustar as configurações do Windows para atender às suas necessidades em um único lugar.

    Narrador

    O Narrador é um aplicativo de leitura de tela embutido no Windows 10. É um leitor de tela e conversão de texto em fala, que permite ouvir todas as ações realizadas no Windows em voz alta. 

    O Narrador também pode ler em voz alta qualquer texto em um documento ou outro arquivo. Ele foi projetado para pessoas com deficiência visual, mas pode ser usado por qualquer pessoa que queira que a tela ou o texto sejam lidos em voz alta.

    Filtros de cor

    Outra área em que a Microsoft fez mais trabalho são os filtros de cores. Em resposta às diferentes sensibilidades à luz e às cores que as pessoas têm, a empresa acrescentou mais opções em seus sistemas. Pela demanda popular, isso inclui inversão de escala de cinza.

    Controle dos olhos

    Essa é uma ferramenta para pessoas que usam os olhos como uma maneira de rastrear o mouse no Windows e selecionar itens. A Microsoft oferece um controle mais refinado sobre isso.

    Tradutor da Microsoft

    Uma grande área de inovação para a Microsoft é a aplicação de IA. Com o Translator, a Microsoft realiza sua visão para entender artificialmente conteúdo, fala e gestos.

    Traduza texto, conversas e imagens em um navegador ou no seu dispositivo móvel preferido. Use a API de tradução de texto e fala do Microsoft Translator (interface de programação de aplicativos) para interagir com seus clientes e parceiros em todo o mundo.

    As tecnologias da Microsoft permitem que as pessoas encontrem maneiras de tornar sua experiência em computação mais confortável para que possam abraçar mais o que o mundo — e o local de trabalho — têm a oferecer. A tecnologia acessível permite que você e sua organização se conectem a um conjunto de talentos mais amplo e a uma base maior de clientes.

    Gostou do nosso artigo? Conheça mais sobre o que o Office 365 tem a oferecer de benefícios para sua empresa além da acessibilidade!



    Compartilhe:

    Follow by Email
    Facebook
    Twitter
    LinkedIn

    Autor:

    Artigos Relacionados